Rapel Primp 


Conceito
Consiste em orna manobras ou criar manobras ornamentais durante uma descensão de Rapel, com objetivo de realizar a manobra perfeita independente do seu grau de dificuldade, todo o sistema para a descensão de Rapel e a realização da manobra ornada, tais como: Ancoragem, via de descensão, sistema de freios e a segurança de solo, deve está pronta e apita para o Rapeleiro iniciar a descensão e realizar a manobra ornada, a descensão precisa ser Rapel positivo e uma progressão mínima de 5Mt (cinco metros), de descensão e máxima de 10Mt (dez metros); Na competição é necessário que tenha árbitros para avaliar a manobra. 

Normas Competição para Rapel Primp:
(Resumo da norma CBR-NC703)

• Realização da manobra - Ao iniciar a descensão de Rapel o Rapeleiro já está apto para fazer o Rapel Primp e iniciar a manobra ornada; O Rapeleiro pode exibir uma manobra de criação própria ou tentar realizar uma manobra existente; Termina a manobra no fim da metragem de descensão estabelecida pelo corrente campeonato.

• Equipamentos - Os equipamentos utilizados para realização da manobra pelo Rapeleiro precisa se obrigatoriamente o padrão do Rapel tradicional: Uma Cadeirinha; Um ou mais Freio Oito; Dois ou mais mosquetões; Um ou mais Cordelete. 

• Critério avaliado - Praticidade, execução da manobra de forma harmoniosa e segura sem erros; Qualidade técnica, complexidade técnica da manobra e utilização dos equipamentos para realiza-la; Dificuldade, grau de dificuldade física para realização da manobra; Criatividade, avalia a inovação criatividades diferenciada em relação ao demais competidores.

• Valores das Notas - Os quatros critérios de avaliação possui um decimal 0,5 (Meio), entre as unidades. Ex.: 7,5 (Sete e meio).

Praticidade: 5,0 à 10,0 
Qualidade Técnica: 5,0 à 10,0
Dificuldade: 5,0 à 10,0
Criatividade: 8,0 à 10,0

• Descensão de Rapel - Precisa ser Rapel positivo e uma progressão exata de 8Mt (oito metros), de descensão de Rapel; Os oito metros da via de descensão deve ser demarcado com uma linha horizontal visível; O Rapeleiro deve fazer uma parada com os pés sobre a linha de demarcação de oito metros.

• Acesso categorias - Não há critérios para o acesso de atletas a categoria, sem restrições de idade ou peso para acesso a categoria.

• Ranking nacional - Agrega-se ao ranking os atletas federados que participem de campeonatos federados a CBR.

• Competição - Competição presencial onde é necessário montar uma estrutura para competição em grupo, com diretor de prova, quadro de árbitros e inspetor da área de competição.

• Formato de competição - Cada competidor tem direito a duas descensão de Rapel para reconhecimento e aquecimento; Cada bateria de competidores faz um ciclo de quadro descensões de Rapel para concluir o campeonato; O competidor é avaliado em cada uma das quatro descensão de Rapel; Por fim soma as notas das quatros descensão de Rapel para obter a nota total do competidor, ganhado o que acumular mais pontos.

• Campeonato Estaduais confederados - Para realizar um campeonato estadual confederado a CBR, somente federações estaduais confederadas a  CBR; Campeonatos homologados pela CBR atribui a norma de segurança NTE502.