Rapel Stopwatch - Categoria Free
(É uma variação do Rapel Stopwatch tradicional).


Conceito:
Consiste em cronometrar a ancoragem e descensão do Rapel, com intuito de obter o menor tempo, é crucial que toda a manobra seja realizada com segurança; Denomina-se Free (livre), porquanto do local de realização da manobra ser de livre escolha do praticante, ou seja, a manobra pode ser realizada em diferente locais seguindo apenas dois padrões de ancoragem, dois ponto de fixação ou um ponto de fixação com um backup para ancoragem, quanto a descensão, precisa ser Rapel positivo e uma progressão mínima de 3Mt (três metros), de descensão.
Devido essa características do Rapel Stopwatch Free, possibilita uma competição não presencial onde o praticante apenas grava a sua manobras seguindo os critérios da competição.


Normas Competição para Rapel Stopwatch Free: 
(Resumo Norma CBR-NC702)

• Realização da manobra - Todos os equipamentos e acessórios utilizado na manobra com exceção da corda, deverão está preso ao corpo do praticante; A manobra iniciar-se com a mão utilizada para segura a corda, na altura da cabeça; Se conclui a manobra ao termino da metragem de descensão de Rapel; A corda da via de descensão pode está lançada a baixo.

• Equipamentos - Os equipamentos utilizados para realização da manobra pelo Rapeleiro precisa se obrigatoriamente o padrão do Rapel tradicional: Uma Cadeirinha; Um Freio Oito; Dois ou mais mosquetões; Um ou mais Cordelete. 

• Critério avaliado - É avaliado o tempo de duração da manobra e existência de segurança na ancoragem e descensão; Caso a ancoragem ou descensão de Rapel expor o atleta a risco eminente de queda, a manobra é desclassificada. Critérios de julgamento avalia-se apenas os comprimentos das normas para garantir a legitimidade da manobra.

• Velocidade - Quanto menor o tempo de duração da manobra, melhor será a colocação na competição, ou seja, ganha quem fizer toda a manobra com o menor tempo.

• Segurança - A ancoragem da corda e a descensão de Rapel precisa ser feita com segurança, que garanta a integridade física do praticante.

• Descensão de Rapel - Precisa ser Rapel positivo e uma progressão mínima de 3Mt (três metros), de descensão de Rapel; Não e necessário que o Rapeleiro faça uma parada na delimitação dos três metros; Os três metros da via de descensão deve ser demarcado com uma linha horizontal visível.

• Critérios para produção do vídeo - A gravação do vídeo é obrigatoriamente contínua e sem cortes; A cronometragem da manobra deve ser feita por um instrumento independente da câmera de gravação, Deve ser enquadrado dentro do angulo de visão do vídeo, do inicio ao fim da gravação, o praticante da manobra, grampos de ancoragem e o instrumento (Cronometro); Deve ser filmado a linha de delimitação de três metros da via de descensão no ato em que terminar a manobra, assim, finalizando o vídeo de Rapel Stopwatch Free.

• Acesso categorias - Não há critérios para o acesso de atletas a categoria, sem restrições de idade ou peso para acesso a categoria.

• Ranking nacional - Agrega-se ao ranking os atletas federados que participem de competições/Prêmios federados a CBR; Todos os atletas federados com tempo de Rapel Stopwatch Frre menor que 50s - A## - D## será agregado ao ranking nacional.

• Competição - Pelo fato da categoria Free não sem uma competição presencial e assim praticados em diferentes locais, isso significa que são competições que avalia-se os vídeos produzidos, que esse também seguem um os critérios de produção.

• Formato de competição – Por não existir campeonatos presenciais no Rapel Stopwatch Free, por se uma modalidade que o local da pratica é de livre escolha, sendo assim, as Entidades têm a possibilidade de promover apenas prêmios para o melhor recorde, e adotarem as normas de competição para Rapel Stopwatch Free para garantir a veracidade do recorde; O formato, organização e a gestão do premio de responsabilidade da entidade promotora.

• Prêmios Confederados: Para federar um Premio a CBR, basta à entidade promotora está filiada/associada a CBR; A Competição/Premio homologado pela CBR deve adotar a norma de competição CBR-NC702.

• Campeonato Estaduais confederados - Para realizar um campeonato estadual confederado a CBR, somente federações estaduais confederadas a  CBR;

 

Confira Tutorial simplificado da norma CBR-NC702